top of page

Você sabe a diferença entre malware, spam e phishing?

Malware

O termo malware se refere a softwares maliciosos, desenvolvidos por hackers, que danificam dispositivos e roubam dados prejudicando as informações armazenadas nos periféricos do equipamento. Alguns tipos conhecidos de malware: vírus, cavalos de Troia, spyware, ransomware, entre outros. Podemos evitá-los parcialmente fazendo uso de senhas de acesso, cuidados com downloads, utilizar bloqueador de anúncios, usar a internet de modo cuidadoso, instalar um anti-malware.


Spam Spam são conteúdos enviados pelo remetente de e-mails sem o consentimento do destinatário. Uma forma de evitar os spans é fazer uso da configuração existente em algumas plataformas para evitar o recebimento de spam, além disso, o cuidado de evitar abrir mensagens de remetentes desconhecidos ou estranhos, ou com assuntos chamativos ou milagrosos.


Phishing

Phishing é um dos golpes mais antigos da internet. É uma técnica de crime cibernético que usa fraude, truque ou engano para manipular as pessoas e obter informações confidenciais. Conduzido por e-mail, redes sociais, SMS ou outro vetor, os ataques de phishing tem como princípio básico, enviar um texto direcionado, com o objetivo de convencer a vítima a clicar em um link, baixar um anexo, enviar as informações solicitadas ou até mesmo concluir um pagamento real. Alguns tipos de Phishing: Phishing por e-mail, Phishing por site, Vishing (phishing de voz), Smishing (phishing via SMS), Phishing nas redes sociais. Evite abrir mensagens com erros gramaticais e ortográficos, links estranhos ou anexos suspeitos, argumentos alarmantes ou que instigam curiosidade.


Você conhecia essas diferenças?

bottom of page