top of page

As senhas (ruins) mais populares do mundo


Uma credencial de acesso (conta de usuário e senha) é um mecanismo fundamental de autenticação. A senha certifica que o usuário é quem diz ser e que tem o direito de acesso ao recurso. O uso de uma senha forte minimiza os riscos e inibe uma ação mal-intencionada. Uma senha fraca, por sua vez, pode comprometer todo o ambiente tecnológico. Cada usuário é responsável por todas as suas senhas de acesso, que são pessoais, intransferíveis e de seu uso exclusivo.


No entanto, na hora de escolher uma senha para torná-la mais fácil de lembrar, de acordo com um levantamento realizado pela NordPass, existe ainda um padrão, considerado ‘não seguro’, por serem fáceis de prever.


De acordo com o relatório, a senha mais utilizada globalmente é “password”, ou seja, “senha”. Na relação abaixo, confira as senhas mais utilizadas no Brasil:


123456 Brasil 123456789 12345 102030 smart2020 master 1234 123


Abaixo relacionamos algumas boas práticas para a criação de senhas:


Evitar a utilização de:

  • Nomes, sobrenomes, nomes de contas de usuários e dados de membros da família, números de documentos, números de telefone, placa de carros e datas comemorativas;

  • Sequência do teclado (ex.: asdfg123);

  • Recomendações para uma senha forte:

  • Tamanho de no mínimo 8 caracteres;

  • Conter pelo menos 3 das 4 diretrizes abaixo: I. Conter pelo menos uma letra maiúscula; II. Conter pelo menos uma letra minúscula; III. Conter números (0 a 9);

  • Conter símbolos, incluindo: ! @ # $ % ^ & * - _ + = [ ] { } | \ : ? / < > ( )

Sempre que resetar sua senha, não utilizar as 3 últimas cadastradas.

Trocar sempre sua senha com uma periodicidade mínima de 90 dias.


Precisa de mais dicas sobre senha forte? Entre em contato conosco.



bottom of page