top of page

LGPD presente nas conexões 5G


A internet 5G é considerada uma verdadeira revolução na conectividade e interação digital. Com velocidades muito além das que usamos atualmente e a possibilidade de conectar vários dispositivos simultaneamente, com certeza transformará os mais diversos mercados à medida que as redes móveis, fixas e locais sem fio vão se conectar em modos diferentes.


O 5G cria a ideia de um mundo "hiper-conectado" com a convergência das redes sem fio móvel, fixa e local. Maior velocidade e capacidade de conexão são alguns benefícios para permitir que “bilhões de dispositivos se conectem entre si, mudando de forma significativa o nosso modo atual de vida, possibilitando o desenvolvimento tecnológico e a popularização de novas soluções, como casas inteligentes (Smart Homes), Smart Workplaces, realidade virtual, carros autônomos e telemedicina, entre muitos outros novos atributos”.


É um novo mundo de oportunidades que traz junto preocupações relevantes referentes aos ciberataques, tanto no âmbito pessoal quanto no mundo corporativo.


Sabemos que a LGPD foi implementada para regulamentar a maneira com que as empresas tratam os dados pessoais dos clientes. Você já parou para imaginar na quantidade de dados coletados, seja através de um celular, uma TV, a geladeira e até mesmo a chaleira elétrica com conexão wireless? Será uma coleta massiva de dados em tempo real via dispositivos digitais sensoriais utilizados para alimentar sistemas de Inteligência Artificial. Isso significa tratar dados de sua rotina, hábitos de consumo, entre outros.


Será necessário repensar o planejamento colocando inteligência no processo focada em tecnologia, política e treinamento de pessoal para que esteja em conformidade com a LGPD além da aplicação de segurança nos dados tratados. A quantidade de dados tratados relativos a geolocalização, saúde, entre outros, torna um futuro vazamento muito mais danoso aos usuários se comparado aos que existem atualmente.


Precisa rever seus processos? Tem dúvidas em como implementar o "privacy by design" e "by default"? Entre em contato com o DPO Center! Podemos te ajudar!



bottom of page