top of page

Tendências de segurança de dados para 2021



Conforme relatório da * Getapp, em 2020, quase um terço das empresas foram atingidas por ransomware. Enquanto os esquemas de phishing aumentavam e se tornavam mais prejudiciais, a segurança de dados se tornou fundamental para todos os segmentos.


Segundo ** o Gartner o home office veio para ficar. Contudo, além de mudar o ambiente em que os colaboradores convivem e trabalham, ele trouxe consequências já vividas por grande parte das empresas. E um grande desafio: maior vulnerabilidade aos ataques.


Listamos quatro tendências que devem ser observadas para 2021.


1. A falta de segurança de dados no trabalho remoto é a principal vulnerabilidade⠀

Desenvolver uma política formal de trabalho remoto é fundamental. Para isso, deve-se adotar as ferramentas de software corretas.

2. O acesso total aos dados torna uma violação mais provável

Controlar o acesso aos dados. Um funcionário deve ter permissão apenas para o nível mínimo de acesso aos dados necessário para realizar o seu trabalho. ⠀

3. Classificação de dados, por si só, não é suficiente

É recomendado adotar uma política conjunta de classificação de dados e acesso restrito.

4. Treinamento em Segurança de dados ⠀

Oferecer treinamento aprimorado para que as equipes remotas se protejam contra táticas de engenharia social usadas em manobras de phishing.


* GetAPP – plataforma para encontrar aplicativos empresariais


** O Gartner – empresa criada no final da década de 1970, por Gideon Gartner, atua no ramo de pesquisas, consultorias, eventos e prospecções acerca do mercado de TI.


bottom of page