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Consumidores não podem bloquear ligações de cobrança legítimas


- Estou falando com o João?


- Não. Aqui é o José.


Quem nunca passou por isso ou ouviu alguém contando?


Empresas de cobrança remota têm a importante missão de facilitar a comunicação entre credores e consumidores, auxiliando no pagamento de dívidas vencidas, oferecendo condições de pagamento favoráveis e intermediando as negociações. E quem diz que que chamadas de cobrança legítimas podem e devem ser bloqueadas pelos credores está errado. A atividade de cobrança remota faz parte do ciclo de crédito e reduz significativamente as taxas de inadimplência. Negar a um credor o direito de ligar para negociar sua dívida é o direito de negar o acesso a um produto vendido, a um serviço prestado ou a um empréstimo obtido.


Tem havido muita discussão sobre esse tópico e a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) veio para ajudar a resolver esse e outros problemas gerados na divulgação massiva de dados pessoais e no compartilhamento inadequado dos dados.


E fique atento às regras de bloqueios e não confunda finalidade e objetivos diferentes. Receber ligação para venda de produtos e serviços é uma coisa. Cobrar pelo que já foi comprado e não foi pago, é outra...


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